INTRODUÇÃO A ELÉTRICA
Aprenda desde o básico dos circuitos elétricos. Aqui você iniciará sua jornada pela robótica.
O que é eletricidade ?
Eletricidade é a passagem de elétrons por um aparelho eletrônico, o que faz que energia seja gerada. Na foto abaixa podemos ver um circuito onde existem baterias, um interruptor, e uma lampada. Neste circuito os elétrons fluem pelos fios, passando pela lampada gerando luz.
O átomo
Tudo que existe no mundo é formado de diferentes tipos de átomos, os átomos por sua vez são formados por életrons, protons, e neutrons. Os elétrons são os responsáveis por gerar a energia elétrica.
Voltagem e corrente
A corrente é uma medida de quantos elétrons estão passando por um circuito elétrico, já a voltagem é a diferença de carga que existe entre os dois lados de bateria ou pilha. Na imagem abaixo temos uma analogia muita usada para representar a voltagem e a corrente, se nós imaginarmos um cano com aguá então a corrente é quanta aguá esta passando pelo cano enquanto a voltagem é a pressão da água na saída do cano. Vemos na imagem que os dois canos tem a mesma voltagem, também chamada de tensão, porém no cano da esquerda existe mais água passando, por isso a corrente é maior.
Resistência
A resistência é uma força que vai contra o fluxo de elétrons, portanto a resistência dificulta a passagem de elétrons em um fio. Cada objeto no universo possui uma resistência própria. Se formos olhar a analogia do cano de água de novo podemos ver que quando um cano fica mais fino então a corrente diminuí.
COMPONENTES ELETRÔNICOS
FIO DE COBRE
Este é o nosso componente mais importante, ele tem a função de fazer todas ligações elétricas em um circuito e é pelos fios que os elétron vão fluír.
LED
LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. Consiste numa tecnologia de condução de luz, a partir energia elétrica. O LED tem a função de emitir luz em locais e instrumentos, como lâmpadas, lanternas e etc.
RESISTOR
Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.
MOTOR DC
Motor que funciona com corrente continua. Nao possui polaridade, diferentemente dos LEDs. O motor também pode produzir energia elétrica quando seu eixo é girado.
BOTÃO
Um botão tem a função de fechar e abrir um circuito elétrico. Assim ele é capaz de ligar e desligar um aparelho elétrico.
BUZINA
Uma buzina elétrica é um aparelho capaz de produzir um som agudo e alto quando uma corrente elétrica passa por ela.
Materiais condutores
Nós chamamos os materiais condutores aqueles que conseguem deixar os elétrons passarem com grande facilidade, assim esses materias são muito bons para transmititr eletricidade. Alguns exmplos destes materiais são: cobre, ouro, e metais em geral.
Materias Isolantes
Ao contrário dos materia condutores, materiais isolantes não conseguem transmitir eletricidade, porque os elétrons não conseguem passar por eles. Esses materiais são muito importantes para equipamentos de segurança para elétrica. Alguns exemplos destes materiais são a borracha, e o plástico.
Circuitos em série
Existem dois jeitos principais de construir um circuito com componentes elétricos. O primeiro deles que vamos olhar é o circuito em série. Nesse tipo de circuito a voltagem da bateria é dividida entre os componentes, isso significa que se na foto abaixo a bateria possuí 3 volts, então cada lampada irá receber 1 volt. Neste tipo de circuito se uma das lâmpadas quebrar então todos as outras irão ligar como uma consequência do circuito não estar mais fechado.
Circuitos em paralelo
Neste outro tipo de circuito cada lâmpada está conectada idependentemente a bateria, isso faz com que a voltagem que vai para cada lâmpada seja igual a da bateria, ou seja, se a bateria tem 3 volts, então cada lâmpada irá receber 3 volts. Uma vantagem deste circuito é que se uma das lâmpadas desligar as outras permaneceram funcionando normalmente. Na nossa casa por exemplo, a maioria dos nosso aparelhos estão ligados em paralelo a tomada, assim se um deles quebrar os outros continuam funcionando.