Relógio de bancada usando Arduino

Aprenda como fazer um relógio de bancada usando o Arduino

     Para este projeto usaremos três peças essenciais: um Arduino, uma tela LCD com dimensões de 16x2, e um módulo de tempo para o Arduino, este último componente é essencial para o nosso relógio, ele é basicamente um relógio que funciona por conta própria com uma bateria e é capaz de dizer a hora ao Arduino. Para começar a entender como este projeto funciona vamos dar uma olhada em como seu circuito elétrico funciona. Aqui em baixo temos um diagrama de como ligamos o nosso módulo de tempo ao Arduino:

arduino_clock_module.webp

    Agora, o próximo passo para o nosso projeto é conectar o painel LCD ao Arduino, com isso poderemos receber a informação contendo a hora do módulo de tempo e mostrá-la para um usuário. Na foto abaixo podemos ver como conectar o nosso painel LCD ao Arduino. É importante lembrar que quando usamos um painel LCD é necessário também utilizar um potênciometro de 10Kohms conectado a um dos pinos, como podemos ver na imagem.

Screenshot 2022-05-31 094620.jpg
Código:

     Agora vamos ver como programar o Arduino para mostrar o tempo do nosso módulo no painel LCD. Neste programa temos que fazer o upload do código duas vezes. O primeiro código servirá para programar uma única vez o módulo de tempo. No segundo código apagaremos a parte programar o módulo do nosso código e somente iremos dizer ao Arduino para mostrar a informação do tempo que é recebida. 

Código 1:
Screenshot 2022-05-31 180413.jpg
Código 2:
Screenshot 2022-05-31 180622.jpg

     Vale a pena notar que quando escrevemos o segundo código estamos comentando toda a parte de configurar o horário do módulo de tempo. Isso é importante porque se não fizermos isto toda vez que o relógio for desligado e ligado de novo ele irá reconfigurar o tempo para 10:30 da mamhã.